COSMÉTICOS

A palavra cosméticos vem do grego Kosméticos, relativo a adorno, prática ou habilidade de adornar. “Cosméticos são produtos de origem mineral, animal ou vegetal usados para embelezar a pele e seus anexos (cabelo e unhas) com a propriedade de limpeza, proteção e correção”. (BARATA, 1994)

COSMECÊUTICO. Termo criado por Kligman há cerca de 30 anos, e que consiste na mistura das palavras COSMÉTICO E FARMACEUTICO (COSME + CEUTICO),  para designar produtos de “cosmética terapêutica”, ou seja, são produtos que não são mais simples cosméticos, mas ainda não são medicamentos dermatológicos. Sua formulação é mais elaborada e complexa do que a dos cosméticos e tem a finalidade de corrigir alterações cutâneas, tratando a pele. Esta denominação Cosmecêutico, não é oficial e não tem definição legal.

MEDICAMENTO
Substância tecnicamente elaborada contendo dose, posologia, para que tenha o efeito esperado no organismo. Seu uso está restrito por um período determinado até a cura, possui ação em patologias.

DERMOCOSMÉTICOS: Utilizando matérias primas inovadoras e não disponíveis na indústria, os DERMOCOSMÉTICOS manipulados contam com tratamento personalizado e com dosagens flexíveis. Na Pharma&Cia você encontra o dermocosmético individualizado, ideal para sua necessidade. Consulte nossas farmacêuticas para maiores informações.

  • Facebook ícone social